O tratamento de estética bucal com lentes de contato é uma técnica em que se utiliza fragmentos cerâmicos ultra-finos, e por esse motivo são chamados de lentes de contato dental. O objetivo do tratamento é promover alterações corretivas na forma, tamanho e cor dos dentes. Alguns casos podem ser realizados sem desgaste, mas em sua maioria é necessário um desgaste mínimo dos dentes viabilizando as correções necessárias para um sorriso perfeito e saudável. A durabilidade das porcelanas e sua capacidade estética é o que chama atenção e torna esse tipo de tratamento bastante procurado.
É hoje uma especialidade reconhecida da odontologia e que tem conquistado cada vez mais pacientes. Trata-se de um conjunto de procedimentos estéticos e funcionais realizados com o objetivo de exaltar a beleza dos pacientes e melhorar a harmonia do rosto, com a transformação dos traços, formas, prevenção do envelhecimento e surgimento de rugas. A equipe IDO utiliza produtos de última geração para realização dos procedimentos, em sua maioria, pouco invasivos, com anestesia local e resultados imediatos. Entendemos que em alguns casos é necessário muito mais do que um tratamento dentário para atingir harmonia e beleza, para isso, existe a harmonização orofacial, que engloba entre outros: aplicação de toxina botulínica (Botox), preenchedores orofaciais, microagulhamento, lipo de papada, estimuladores de colágeno e muito mais.
O IDO acredita que o melhor investimento está na manutenção preventiva dos dentes e da gengiva, por isso, preza por esse cuidado. Seja após um tratamento finalizado ou por um retorno periódico, a profilaxia dos dentes (limpeza dos dentes realizada por um profissional) é extremamente necessária e recomendada, já que realiza a remoção da placa bacteriana, tártaro e manchas que comprometem a qualidade do sorriso. Ainda, todo processo de manutenção leva à prevenção de problemas como endocardite bacteriana (infecção cardíaca), infecções renais, pulmonares e outras patologias que quando doente, a usam como porta de entrada no organismo. Na manutenção preventiva, além da profilaxia, é realizado um acompanhamento digital do paciente por meio de fotos, exames radiológicos e orientações específicas para cada caso.
A restauração dentária é a parte da Odontologia que tem por finalidade preservar e/ou devolver ao elemento dental sua integridade morfológica, funcional e estética, que podem ser alteradas pelas mais diversas causas, entre elas, a lesão cariosa. Assim, além de remover a lesão de cárie, os profissionais do IDO recuperam a forma, a função e a aparência dos elementos dentais que foram por ela danificados, assim como dos que sofreram traumatismos coronários seguidos de fratura dental, realizando a restauraçoão ou reconstrução da coroa dental.
A Reabilitação Oral envolve todos os procedimentos necessários para devolver função, saúde e estética em casos complexos. Para o Instituto Dantas de Odontologia o planejamento de todo caso visa principalmente o tratamento de doenças antes de qualquer procedimento estético, e para se obter sucesso é fundamental um plano de tratamento integral, que envolva todas as especialidades. Após um minucioso diagnóstico que mapeia todas necessidades da saúde bucal dos pacientes, é elaborado um plano de tratamento de acordo com cada projeto. Assim, após hierarquizar o momento de cada especialidade atuar, o tratamento segue de acordo com o roteiro pré-definido.
A DTM se refere ao conjunto de alterações que envolvem principalmente a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos que trabalham nos movimentos da mandíbula e na mastigação. Esses quadros podem vir acompanhados de dor orofacial (DOF), incluindo dores de cabeça, dores nos músculos da face e até mesmo dores na região cervical. O tratamento envolve um diagnóstico inicial muito minucioso e pode incluir o uso de terapia com dispositivos interoclusais (placas interoclusais), miotens, toxina botulínica (Botox) e finalmente uma reabilitação oral.